sábado, 4 de julho de 2009

Doença do pombo

Existem algumas doenças provocadas pelos pombos que se não forem tratadas podem levar até a morte, e no Brasil já ocorreu casos em que foram confirmados óbitos por causa da criptococose (Doença do Pombo) que é o fungo cujo nome é Cryptococcus neoformans encontrado principalmente nas fezes de pombos.
Seus sintomas podem ser confundidos com os da meningite ou pneumonia. Os pombos são transmissores de vários tipos de doenças, entre elas a:
Salmonelose;
Histoplasmose;
Toxicoplasmose;
Ornitose;
Candidíase;
Encefalite;
Pseudotuberculose;
tuberculose avícola;
Alergias de modo geral e mais 26 doenças registradas são alguns dos males transmitidos pelos pombos. "Até mesmo as plumas podem causar alterações respiratórias.
Esse fungo esta entre os causadores de mortalidade em indivíduos imunodeprimidos (portadores do vírus da Aids, pacientes de câncer e leucemia, além de pessoas que precisam de medicamentos imunodepressores) em todo o mundo. Embora o pombo seja o principal agente transmissor – através de suas fezes, não é aconselhável o extermínio dessas aves, pois elas têm seu papel importante na natureza. A única alternativa é implantar um planejamento que eduque a população e mude seus hábitos e aprimorar o sistema de limpeza da urbana evitando a oferta de comida, uma vez que todos acham lindo o gesto de jogar comida para os pombos nas melhores praças da cidade, quem nunca tentou correr atrás de um pombo na rua, nas praças ou parques quando era crianças e os pais até achavam graça. É preciso manter limpo as praças, parques e locais de grande concentração de pássaros. Durante a varredura devem-se umedecer as fezes para evitar a propagação do fungo no ar se elas estiverem sendo varridas secas (formando uma nuvem de fungo), ou seja, as fezes precisam ser molhadas. E os indivíduos que fazem limpeza devem usar máscaras seja nas ruas ou residências,
Ao término da limpeza desinfete a vassoura.
Além de prejudicar a saúde, os pombos também causam danos materiais - suas fezes ácidas corroem metal, danificam superfícies. E as penas entopem calhas e ralos das edificações transtornos aos moradores.
Leis - Na legislação brasileira é crime matar, apreender ou maltratar as aves. Segundo a Lei 9605 de 1998 (artigo 29º - parágrafo 30º), do IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), os pombos são considerados domésticos. Assim, qualquer ação de controle que provoque morte, danos físicos, maus-tratos e apreensão das aves é passível de pena reclusiva e inafiançável de até cinco anos.
Se você é criador de pombos tome cuidados para não se prejudicar.
Um abraço!

7 comentários:

  1. UM AMIGO MTO QUERIDO MORREU APOS 25 DIAS HOSPITALIZADO,JA ESTAVA SURDO,MUDO E TEVE MENINGITE,ENTRE OUTROS
    DOENÇA DO POMBO

    ResponderExcluir
  2. é, acabei de perder um amigo por causa deste maldito animal.. que serve apenas pra transmitir doenças, pois nem outro animal consegue encara-lo na hora da fome. é até hilário dizer.. mas se você mata um pombo.. pode acabar preso, ou pagar multas.. mas se um pombo mata alguém? ele vai para uma gaiola? Isso se torna ridículo ao olho alheio, mas dentro do sentimento de perda, isso acaba se tornando uma coisa sensata, uma discussão interessante. Pena que isso jamais seria levado adiante, pois nesse país nada é levado a sério, nada é levado até o final por coisas do tipo "não quero me incomodar" ou "não vou perder meu tempo" pois estaremos ocupados vendo novelas, ou o sensacionalismo barato dos programas de fofoca, ou assistindo a tragédia alheia nos telejornais. Outros animais também são importantes na manutenção do meio ambiente como ratos e baratas.. mas, se matarmos esses bichos, nada acontece! Isso é apenas um pensamento, um sentimento de raiva e de impotência transmitido em palavras.. Peço desculpas pelas mesmas.

    ResponderExcluir
  3. so lamento, em pensar qe eu vivia atras dos pombos '--' e isso só faz tragedias!
    como pode, qe mundo..

    ResponderExcluir
  4. Não tenho nada contra nenhum animal,nem contra os pombos,eles não tem culpa de transmitir doenças,apenas transmite,mais,mesmo assim,o ser humano tem obrigação de se prevenir.

    ResponderExcluir
  5. "A PIOR DOENÇA DO SER HUMANO É A IGNORÂNCIA"
    A meningite é um tipo de doença que provoca preocupação em praticamente todas as pessoas, especialmente os pais de filhos pequenos. É que em certos casos, a infecção que acomete a meninge, uma membrana do cérebro – às vezes, até o próprio cérebro -, pode causar a morte do paciente ou deixá-lo com graves sequelas. Existem vários tipos de meningite: viral, bacteriana e também aquelas transmitidas por protozoários ou fungos, cuja gravidade varia de acordo com o tipo de infecção. Uma das mais perigosas é a meningite por criptococos, causada pela inalação de um fungo presente nas fezes de determinadas aves, como o pombo doméstico, desses que encontramos em toda parte, sobretudo em ruas e praças.
    A médica infectologista Rosana Porto Viana Teixeira explica que nesse caso a infecção raramente afeta as crianças, sendo mais comum entre os adultos. “É uma doença gravíssima que acomete e forma lesões no cérebro (torulomas), mas que pode ser reversível”, observa a médica.
    O criptococos não é encontrado apenas nas fezes de pombos, mas em diversas aves, e não há motivo para alarde, já que esse tipo de animal existe em praticamente todo o mundo, sem afetar a saúde das pessoas. O problema, segundo observa Rosana Teixeira, é com a imunidade do paciente. Se ele tiver alguma deficiência nas defesas do organismo – que ocorre em determinadas doenças (Aids, câncer linfático e diabetes, dentre outras), a chance desse tipo de meningite se desenvolver é maior. Por outro lado, se a saúde da pessoa estiver em boas condições, seus próprios anticorpos vão eliminar ou neutralizar a infecção.
    “Nós temos mecanismos de defesa e formas de combater esse fungo, mas quando temos alguma doença que afeta a imunidade celular, o organismo fica suscetível a esse tipo de infecção”, disse a médica, que é membro das sociedades brasileiras de Infectologia e de Medicina Intensiva. “O fungo pode estar presente (em nosso organismo) desde a infância e poderá se desenvolver mais tarde quando a imunidade estiver baixa”, acrescenta.

    ResponderExcluir
  6. Gostaríamos de esclarecer que:

    O pombo não é portador de nenhuma doença exclusiva, não existindo a famosa "Doença de Pombo".

    Geralmente, as vítimas reais de doenças de aves são criadores que possuem grande quantidade de pássaros em ambientes fechados, escuros, sem padrões de higiene e sem controle veterinário, mantendo contato freqüente com pássaros doentes. O contágio apenas por proximidade ou convivência com aves é difícil ou improvável.

    BIBLIOGRAFIA
    SCHANG L. Pombos Saudáveis. Ed. L. Schober, Hengesberg, W.D.
    TUDOR, D. C. Pigeon Health andDisease. 1991, lowa State university Press, Ames, lowa.
    PORCHER, F.H. US Dept. Health Hum Ser Salmonella Surveillance Rep. 1974-1980
    GREGG. M. B. Psitacosis 1975-1981. Atlanta: Centres for Disease Control, 1983.
    SCHWABE, C- Veterinary Medicine andHumanHeatíh. 1964, Ed. Williams & Wilkins, Baltimore.OENÇA DO POMBO"

    A "TOXOPLASMOSE ADQUIRIDA DIRETAMENTE DO POMBO" é impossível de acontecer, já que o parasita no pombo não desenvolve o ciclo vital e reprodutivo, condição indispensável para se tornar infeccioso ao ser humano. E, além disso, sabe-se que a PRINCIPAL causa da toxoplasmose é a ingestão de verduras mal lavadas e carnes contaminadas mal passadas. Infelizmente, você não vai saber se estão ou não contaminadas, pois a aparência não modifica;

    A "SALMONELOSE" é uma bactéria encontrada até num OVO DE GALINHA, que você pode estar comendo sem saber, e, é praticamente sinônimo de comida estragada;

    A "TUBERCULOSE AVIÁRIA" difere-se da tuberculose humana e bovina. Comum a todas as aves, sua bactéria pode ser encontrada no solo, na serragem, nas ostras, nas minhocas e até no LEITE FRESCO. Embora o homem seja bastante resistente ao bacilo, suas principais fontes de contágio são a CARNE MAL COZIDA e LEITE MAL FERVIDO;

    OS "PIOLHOS DE POMBO" são ácaros encontrados também em outras aves silvestres, específico das penas, mesmo que "eventualmente" passem para as pessoas que toquem em aves infectadas, não sobrevivem mais que algumas horas, ou seja, morrem de fome!!! Faltam penas ao homem para que possam alimentar os piolhos;

    "HISTOPLASMOSE E A CRIPTOCOCOSE" são doenças transmitidas por fungos que se desenvolvem em dejetos, são originários também das fezes humanas, de outros animais, do solo orgânico e até de frutas podres. Esses fungos, não resistem ao sol e às altas temperaturas do nosso clima. As condições ideais para seu desenvolvimento são os ambientes fechados e com grande acúmulo de matéria orgânica;

    "A ORNITOSE, PSITACOSE OU CLAMIDIOSE" atinge a muitas aves e mamíferos, inclusive o homem, mas para que haja contágio é necessário um contato íntimo com a ave doente, e, felizmente até 16/11/2003, não havia feito parte de nenhuma estatística. Daí, imagino que não deva ser fácil se contaminar!

    fonte: www.pea.org.br

    ResponderExcluir
  7. Bom dia a todos. Eu moro na Italia e todos os anos uma tortora, faz ninho no meu terraço.se alguem souber me informar se elas tb transmitem doenças, eu agradeço.katia_moraes@hotmail.com obrigada!!

    ResponderExcluir